A TV e o rádio nos novos paradigmas da educação.
Nossas crianças, nascidas na internet, terão dificuldades em encarar o ensino tradicional. O quadro, o professor, a carteira e o livro precisam ser urgentemente repensados. Esse modelo, por décadas discutido e pouco ou quase nada modificado, enfrenta agora uma concorrência desleal. A atratividade das cores, possibilidades e operacionalidade das novas tecnologias, deverão se estabelecer como modelo muito breve. A academia, como pensado por Platão, esta com seus dias contados.
A tv e rádio digitais deverão se tornar instrumentos importantes na construção de conteúdos sistematizados, no desenvolvimento de estruturas complexas de pensamento, bastando para isso encontrar um formato possível e interessante para reunir os jovens em torno de uma fonte de conhecimento institucionalizado e mediado por um professor.
Mas para isso precisamos de uma boa infraestrutura nas escolas e de professores com formação consistente, que permita a incorporação dessas mídias nas práticas pedagógicas, a partir de todas suas potencialidades.
ResponderExcluir