terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

O resultado da pesquisa executada através dos questionários para gestores e professores tem nos preocupado. Apesar do claro caminho sem retorno da inclusão da informação através do digital na vida cotidiana em nossa sociedade, as escolas em todos os níveis de poder (federal, estadual e municipal) estão nos mostrando um total despreparo e falta de sintonia para assimilar o novo momento.
Os gráficos e análises  realizadas tem nos mostrado resultados pífios nas escolas na utilização dos novos recursos. Também os professores mostram-se despreparados e desatualizados, os treinamentos sobre o tema são pontuais, acontecendo sem um planejamento consistente, nos levando a uma reflexão sobre o eminente colapso da educação como estamos vivenciando agora. Até a simples disponibilidade a internet esta comprometida.
As novas gerações nascidas entre computadores, tablets e celulares enfrentarão um choque de motivação na apresentação do modelo tradicional de ensino, mantido em uma sala confinada por um quadro, professor e giz. As inciativas do poder público e mundo acadêmico precisam urgentemente se intensificarem, pesquisas como essa, demonstrando o estado caótico da disseminação das novas tecnologias nas escolas precisam ser mais divulgadas para que sensibilizem esses atores e a educação possa se reinventar e se tornar atrativa novamente.

Um comentário:

  1. realmente, a situação é muito preocupante, e ao longo dos anos várias pesquisas vêm analisando esse quadro, no entanto, tais pesquisas não são consideradas quando da proposição (ou não) de políticas públicas para a área...

    ResponderExcluir