quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Cibercultura - André Lemos

Comentários

A palestra enfatiza que o momento anterior a era digital, era caracterizado por uma cultura do ler. Era possível assistir programas, ler um jornal, ouvir o rádio ou também ouvir o professor. A cibercultura amplia essas possibilidades incluindo a capacidade de acessar novas fontes e o mais importante produzir conteúdos.
Cita três pontos importantes desse processo que são: a liberação da produção que amplia as falas diferentes da oficial, dos conteúdos produzidas em gráficas ou redes de comunicação. Podemos escrever e ser lido sem permissão. O segundo ponto é a ampliação do universo propiciado pelas redes sociais. Não só posso ser lido mas lido por um universo de pessoas que estejam conectadas. O terceiro é a reconfiguração obrigatória imposta pela quebra dos paradigmas anteriores. Continua a conhecida produção de massa, controlada, mas aparece o conceito de pós-massivo que é capacidade de conversar, de criar uma mão dupla entre o escritor e o leitor, sendo possível a alteração do conteúdo como resultado dessa interação.

Um comentário:

  1. E qual a implicação disso para a escola hoje? como esses princípios da cibercultura se fazem/ou podem se fazer presentes na sala de aula?

    ResponderExcluir